GEOMETRIC WAVES: Paula Fabiana Aguiar. 2016
Titulo: GEOMETRIC WAVES.
Projecto final desenvolvido por: Paula Fabiana Aguiar.
Aluna de Design de Comunicação Multimédia.
Ano:2016
Projecto apresentado e desenvolvido na disciplina de som da Licenciatura de Artes Plásticas Intermédia.
Sobre orientação de Hugo Paquete.
Escola Superior Artística do Porto
GEOMETRIC WAVES, é o resultado do projeto para a unidade curricular de Som, da faculdade ESAP - Escola Superior Artística do Porto. A ideia inicial, seria gerar um som através de palavras ou frases que seriam geradas pelo teclado do computador, onde um software iria interpretar cada letra como um sample e depois tocá-los repetidamente. De imediato decidi
pesquisar artistas e projetos já existentes, e tipos de programas que teria de utilizar e entre outras ferramentas de apoio.
Posteriormente às pesquisas, modifiquei um pouco o projeto, em vez de gerar som através de palavras, queria gerar linhas de formas geométricas através de um som. Sendo eu de um curso de design, quis implementar a parte gráfica, com cor (de forma subtil), não dando apenas importância e só importância ao grafismo, mas também à parte do aúdio, sendo que também tentei implementar um pouco de interatividade, do projeto com o utilizador. O docente Hugo Paquete, sugeriu-me algumas referências para pesquisa e enriquecimento do projeto. Um dos artistas que mais se destacou na minha pesquisa foi o designer Joshua Davis - designer americano, que trabalha com novos média, e que gera todo o tipo de imagens através da programação(processing). Da pesquisa relativa a este artista, tentei absorver um projeto (já antigo), que o mesmo tinha realizado com formas simples e cores contrastantes.
Para além deste artista, o docente sugeriu-me um amigo seu, Miguel Ogoshi - designer e artista de novos média. Foi-me dada a sua referência porque precisava de uns códigos de Flash, que o artista Joshua há uns 7 anos criou e disponibilizou na internet - o Hypeframework para o Flash,
entrentanto, ele próprio mudou o Hype para Processing, pelo simples motivo de ser opensource e poder ser usado nos Tablets.
Depois de ter contactado o artistas Miguel Ogoshi, este ofereceu-se para me ajudar no projeto, oferecendo-me os códigos de Joshua, após ter trocado algumas referências e de ter visto alguns sketch, e analisado alguns códigos, tive alguns problemas a nível de programação no Adobe Flash, o código que me tinha sido disponibilizado estaria com versões antigas em relação ao meu Adobe Flash. Para não perder muito tempo, comecei a realizar o projeto noutro tipo de programa. Rapidamente explorei o Processing, embora tenha conhecimento de programação, decidi aplicar os conhecimentos de outras bases de algoritmia, arrisquei e realizei o projeto neste programa. Ao explorá-lo, consegui de imediato associar através do código as linhas das formas geométricas que pretendia, as cores e a espessura, e ainda consegui ao aumentar o volume que as linhas já reagissem em tempo real com um som aleatório.
Foram testados diferentes linhas de formas geométricas, acrescentei no código elipses (que mais tarde retirei), rectângulos, quadrados e triângulos, adaptei a posição e a cor das formas. Estas eram geradas aleatoriamente conforme o valor da amplitude do som, criando uma composição gráfica desenvolvida tanto pelo próprio computador como pelo utilizador através das teclas Z e X - fazem mudar o preenchimento, (azul e amarelo), e se o
utilizador carregar na tecla S - grava a imagem em .png.
pesquisar artistas e projetos já existentes, e tipos de programas que teria de utilizar e entre outras ferramentas de apoio.
Posteriormente às pesquisas, modifiquei um pouco o projeto, em vez de gerar som através de palavras, queria gerar linhas de formas geométricas através de um som. Sendo eu de um curso de design, quis implementar a parte gráfica, com cor (de forma subtil), não dando apenas importância e só importância ao grafismo, mas também à parte do aúdio, sendo que também tentei implementar um pouco de interatividade, do projeto com o utilizador. O docente Hugo Paquete, sugeriu-me algumas referências para pesquisa e enriquecimento do projeto. Um dos artistas que mais se destacou na minha pesquisa foi o designer Joshua Davis - designer americano, que trabalha com novos média, e que gera todo o tipo de imagens através da programação(processing). Da pesquisa relativa a este artista, tentei absorver um projeto (já antigo), que o mesmo tinha realizado com formas simples e cores contrastantes.
Para além deste artista, o docente sugeriu-me um amigo seu, Miguel Ogoshi - designer e artista de novos média. Foi-me dada a sua referência porque precisava de uns códigos de Flash, que o artista Joshua há uns 7 anos criou e disponibilizou na internet - o Hypeframework para o Flash,
entrentanto, ele próprio mudou o Hype para Processing, pelo simples motivo de ser opensource e poder ser usado nos Tablets.
Depois de ter contactado o artistas Miguel Ogoshi, este ofereceu-se para me ajudar no projeto, oferecendo-me os códigos de Joshua, após ter trocado algumas referências e de ter visto alguns sketch, e analisado alguns códigos, tive alguns problemas a nível de programação no Adobe Flash, o código que me tinha sido disponibilizado estaria com versões antigas em relação ao meu Adobe Flash. Para não perder muito tempo, comecei a realizar o projeto noutro tipo de programa. Rapidamente explorei o Processing, embora tenha conhecimento de programação, decidi aplicar os conhecimentos de outras bases de algoritmia, arrisquei e realizei o projeto neste programa. Ao explorá-lo, consegui de imediato associar através do código as linhas das formas geométricas que pretendia, as cores e a espessura, e ainda consegui ao aumentar o volume que as linhas já reagissem em tempo real com um som aleatório.
Foram testados diferentes linhas de formas geométricas, acrescentei no código elipses (que mais tarde retirei), rectângulos, quadrados e triângulos, adaptei a posição e a cor das formas. Estas eram geradas aleatoriamente conforme o valor da amplitude do som, criando uma composição gráfica desenvolvida tanto pelo próprio computador como pelo utilizador através das teclas Z e X - fazem mudar o preenchimento, (azul e amarelo), e se o
utilizador carregar na tecla S - grava a imagem em .png.
O aúdio foi criado de maneira a dar um grande aproveitamento às lindas das formas, ou seja, tentei explorar o máximo possível, desde sons graves, aos instrumentos, a vst, e a sons já existentes, concretos.
Posso concluir que estou satisfeita com o projeto, de certa forma consegui realizar o que queria desde do primeiro dia em que comecei a esboçar a ideia. Fico feliz por o ter realizado e por ter conhecido novos média e artistas que nunca antes tinha ouvido falar.
Posso concluir que estou satisfeita com o projeto, de certa forma consegui realizar o que queria desde do primeiro dia em que comecei a esboçar a ideia. Fico feliz por o ter realizado e por ter conhecido novos média e artistas que nunca antes tinha ouvido falar.
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